Resenha – Perdido em Marte (The Martian)
Para quem estava com saudades de Ridley Scott fazendo um bom filme de ficção científica, pode acalmar o coração, pois a espera acabou!
Perdido em Marte conta a história de Mark Watney (Matt Damon), um astronauta e botânico que estava, juntamente com sua equipe, realizando uma missão no planeta Marte. Já no planeta vermelho, a equipe liderada por Melissa Lewis (Jessica Chastain) se vê obrigada a abortar a missão por conta de uma tempestade que se aproximava do local onde o grupo realizava suas pesquisas.
Durante a fuga apressada, um acidente envolvendo os fortes ventos da tempestade, faz com que Mark Watney seja atingido por uma antena de comunicação. Após uma breve busca, Lewis não consegue encontrar Watney, que também não responde a qualquer tipo de comunicação. Sendo assim o astronauta e botânico é tido como morto, o que abala emocionalmente à toda equipe de Lewis, que agora retorna para a Terra, numa viagem de meses.
No entanto, quase que por um milagre, Watney está vivo. O sobrevivente tenta, sem sucesso, comunicar-se com a Terra, e se vê sem qualquer tipo de contato com a NASA ou a sua equipe. Como se isso já não fosse o suficiente, Mark Watney se dá conta de que não possuía suprimentos suficientes para manter-se vivo no planeta vermelho, até a chegada de outra equipe a Marte.
Como Watney lida com o fato de estar sozinho num planeta inteiro, com escassez de suprimentos e sem se comunicar é a história de Perdido em Marte, um filme com um roteiro mais do que interessante. Sem contar a ambientação e fotografia do filme que são realmente impressionantes, fazendo com que o público sinta-se no planeta vermelho junto com o protagonista.
O filme possui uma trilha sonora muito boa, abusando de musicas antigas, tal qual Guardiões da Galáxia. Sem sombra de dúvida, as músicas utilizadas no filme fazem a diferença em Perdido em Marte e são capazes de envolver e divertir quem assiste ao filme.
As personagens foram bem exploradas durante a trama e a atuação, salvo algumas exceções, também é um ponto positivo do elenco, que além de Matt Damon e Jessica Chastain, também contava com nomes como Michael Peña, Kristen Wiig, Chiwetel Ejiofor, Kate Mara, Jeff Daniels e Sean Bean.
Mesmo contando a história de um astronauta completamente sozinho num planeta inteiro, Perdido em Marte consegue apresentar um ritmo emocionante, com algumas cenas de ação e, acredite ou não, humor. Apesar de um final previsível, o filme consegue prender a atenção e surpreender do começo ao fim. Esse é um filme que com certeza estará na minha estante. Sendo, na minha opinião, um dos melhores filmes de ficção cientifica lançados recentemente.
Ao sair do cinema nem me dei conta de que já haviam se passado 141 minutos, o que ao meu ver, só reforça a ideia de que o filme consegue levar o público a sentir-se perdido em Marte, junto com o astronauta botânico Mark Watney.
Perdido em Marte é completo e não deixa muito a desejar, o que fez com que o filme tenha sido bem aceito pela crítica. É um filme altamente recomendado para você que gosta de uma ficção cientifica pautada na realidade, sem muitos exageros e sem exigir muito da sua suspensão de descrença.
Ficha Técnica:
Título Original: The Martian
Ano produção: 2015
Dirigido por: Ridley Scott
Estreia no Brasil: 01 de outubro de 2015
Duração: 141 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: Ficção Científica
País de Origem: Estados Unidos
-
10/10
-
9.5/10
-
9.5/10
-
9/10
-
9/10
-
10/10
- Chico News 129 – A Vaca Voadora, O Miranha Manaus e o Xadrez Anal - 24 de outubro de 2022
- 128 – Isso ou Aquilo 03: O Pinto Negativo e a Vila da Névoa - 4 de outubro de 2022
- Chico News 128 – A Maratrolha, a Festa do Suvaco, O Leptospilove - 22 de setembro de 2022