Resenha – O Poderoso Chefão
Verão de 1945, um casamento da Família Corleone está acontecendo e entre parentes que chegam, filhos que retornam, muita comida e bebida, Don Corleone (Marlon Brando) realiza suas reuniões em seu escritório. É assim que se inicia a grande saga de O Poderoso Chefão de Coppola.
A história de “O Poderoso Chefão” ocorre na Nova Iorque de 1945, onde mafiosos mandavam em toda a cidade mas um deles possui um poder muito maior e esse senhor era Don Corleone, o enorme poder dele incomodava outros mafiosos que resolvem se unir contra ele, mas isso não é uma tarefa muito fácil.
Após um dia comum próximo ao natal, Don Corleone sofre um atentado que não é bem sucedido mas deixa ele muito debilitado e a liderança da família vai para as mãos de seu filho mais velho que com o apoio de seus outros dois irmãos começa uma guerra entre as famílias mafiosas de Nova Iorque.
Durante a guerra, o filho mais novo Michael Corleone (Al Pacino), que até então era reconhecido como um herói de guerra, toma uma decisão que o força a sair dos Estados Unidos e ir para Itália afim de preservar sua vida. Na Itália, Michael se alimenta de sentimentos que vão fazer dele o maior mafioso da Família Corleone.
Ao voltar para Nova Iorque, Michael descobre que seu irmão mais velho foi assassinado e com isso ele traça um enorme plano que irá eliminar todos aqueles que traíram sua família e conseguir um acordo de paz entres as famílias mafiosas.
O desfecho de “O Poderoso Chefão” é brilhante assim como todo roteiro do filme que conquistou um Oscar e mostra a todos o dia a dia perfeito da uma família de mafiosos. As atuações brilhantes, geniais, sensacionais e também premiadas de Marlon Brando (Oscar de melhor ator), Al Pacino e também uma trilha sonora que até hoje causa arrepios, só acrescentam uma beleza enorme a essa obra de arte do cinema.
E para mim, caros amigos leitores, este filme deve entrar pra lista de filmes que todo mundo (sem exceções) deve assistir e também na minha humilde opinião, a maior transformação de personagem que já vi ocorre nesse filme quando o personagem de Al Pacino vai de herói de guerra a chefe do crime e com a imagem do resultado final dessa transformação termino minha resenha.
Ficha técnica:
Título: O Poderoso Chefão
Título original: The GodFather
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Abe Vigoda, Marlon Brando, Al Pacino
Gênero: Policial, Drama
Duração: 175 minutos
Data de lançamento no Brasil: 7 de Julho de 1972
-
10/10
-
10/10
-
10/10
-
10/10
- Chico News 129 – A Vaca Voadora, O Miranha Manaus e o Xadrez Anal - 24 de outubro de 2022
- 128 – Isso ou Aquilo 03: O Pinto Negativo e a Vila da Névoa - 4 de outubro de 2022
- Chico News 128 – A Maratrolha, a Festa do Suvaco, O Leptospilove - 22 de setembro de 2022