Resenha – Novembro de 63
Dessa forma vemos o personagem principal da trama, o professor Jake Epping, voltando no tempo para impedir o assassinato de John F. Kennedy e o massacre da família Dunning, e assim descobrindo que o passado não quer ser mudado.
O tema viagem no tempo já foi muito abordado em diversas obras, porém King consegue dar uma profundidade muito maior ao enredo, abordando história, política, espionagem e romance, além de nos trazer de forma impecável como era o modo de vida da época.
Como é comum às obras de Stephen King, tudo é muito bem descrito e detalhado, desde os personagens até os locais onde a história se passa, fazendo parecer que ele mesmo presenciou tudo que ocorreu e que foi algo real.
Os personagens são muito bem construídos, e King os descreve tão bem que todos parecem ser pessoas reais. As atitudes de cada personagem, desde os principais aos secundários, são condizentes com suas personalidades.
Todas as cidades onde a história se passa também são muito bem descritas e me fez ter a curiosidade de pesquisar sobre como era cada uma na época e atualmente, para conhecer um pouco melhor.
No entanto, esse excesso de descrições e detalhes é o que traz o único defeito do livro em minha opinião, que são os momentos em que Jake investiga Lee Harvey Oswald, assassino de Kennedy, deixando o enredo um pouco arrastado e cansativo em alguns poucos momentos. São descritos diversos diálogos de Oswald com a mãe, a esposa e alguns conhecidos, e grande parte desses diálogos não é relevante. Mas esse é apenas um pequeno detalhe que não tira o brilho da obra.
A maior parte da história se passa entre 1958 e 1963, e King faz os personagens conversarem e agirem como pessoas da época, além de toda a ambientação estar também condizente com o período histórico descrito. Um exemplo é a forma como são abordados os preconceitos contra negros e a violência contra mulheres, coisas consideradas normais na época. Outra coisa interessante é ler sobre os produtos que eram vendidos na época, além dos carros, músicas, programas de TV e estilo de vida em geral. Podemos perceber que muita pesquisa foi realizada para o livro ser escrito.
Novembro de 63 é um livro grande, não em tamanho de páginas, mas sim pelo conteúdo que traz e diferentes sentimentos que nos proporciona. Existem muitos momentos de tensão e angústia, porém também há momentos em que é possível sentir alegria e se emocionar. É uma trama muito bem construída do início ao fim, com um desfecho ótimo e coerente.
P.S. Parabéns à Suma das Letras pela edição nacional do livro. A qualidade está ótima e o livro está muito bem traduzido. A capa tem uma textura muito legal e está idêntica ao original.
Título Original: 11/22/63
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 727
Ano: 2013
-
10/10
-
9.8/10
-
10/10
-
10/10
Resumo
Livro excepcional. Ótimo enredo, personagens cativantes e desfecho sensacional
- 8 motivos para assistir Peaky Blinders agora mesmo - 15 de abril de 2021
- 117 – Humorismo - 14 de abril de 2021
- Frango Pop News #4 – Superpoderosas, Friends e GTA VI - 8 de abril de 2021