Resenha – Seinfeld
Uma série sobre o nada. Isso define Seinfeld.
Seinfeld é uma sitcom exibida originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC e no Brasil pelo canal Sony por nove temporadas, entre 5 de julho de 1989 e 14 de maio de 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld, este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. É situada em Nova Iorque, onde os quatro personagens principais, Jerry Seinfeld, George Costanza, Elaine Benes e Cosmo Kramer são apresentados a diversas situações do cotidiano.
O ponto focal da série é Jerry Seinfeld, comediante que vive em Nova Iorque e trabalha fazendo shows de stand-up. A maior parte dos episódios se passa com Jerry em seu apartamento ou no restaurante próximo dele, conversando com seus três amigos: Kramer, seu vizinho folgado que não trabalha, George, seu amigo de infância neurótico, e Elaine, sua ex-namorada. O interessante é que os quatro normalmente estão falando sobre coisas aleatórias, e algumas vezes estão sendo discutidos até três assuntos diferentes na mesma conversa.
Em Seinfeld, vemos muitas situações do dia a dia serem levadas ao extremo e tratadas com ironia, humor e egoísmo. São abordados temas diversos, que vão desde relacionamentos amorosos, situações no trabalho, problemas com familiares até situações bizarras e inimagináveis. Mesmo sendo antiga, muita coisa ainda reflete a nossa realidade atual e é muito fácil nos identificarmos com muitas das situações apresentadas.
A série não tenta criar os personagens perfeitos e bons moços. Todos são bem humanos, com suas qualidades e defeitos (e bota defeitos nisso). Diferente de muitas séries de comédia, que tentam sempre empurrar lições de moral, finais de episódios felizes e sentimentais, Seinfeld nos diverte ao mostrar personagens excêntricos, imorais, individualistas, inseguros e mentirosos.
Além dos personagens principais, vemos muitos personagens secundários ótimos, bem carismáticos e característicos, como os pais de Jerry e os pais de George, o carteiro Newman e o anão Mickey, por exemplo.
A série começa um pouco devagar, aonde vamos nos acostumando aos personagens, e com o passar dos episódios suas personalidades vão se moldando e ficamos tão familiarizados com eles que já sabemos qual reação esperar de cada um nas situações apresentadas.
O seriado critica com muito bom humor muitos aspectos da sociedade, como convenções sociais e situações de convivência que somos obrigados a passar.
Um aspecto de Seinfeld é que ele não tem piadas engraçadas todo o tempo, nem um humor escrachado e exagerado. Você não irá assistir a série e rir o tempo todo. A série é engraçada sim, mas pelas situações apresentadas, das quais nos identificamos, e pelo conjunto da obra.
A série tem nove temporadas e em momento nenhum perde a graça. Na minha opinião, não existe nenhum episódio de Seinfeld que seja ruim e que eu tenha passado sem ao menos dar uma risada. Apesar de receber várias propostas para continuar o seriado, Jerry Seinfeld preferiu terminar a série na nona temporada, o que na minha opinião foi ótimo, pois terminou em seu ápice e não decaiu de qualidade como a maioria das séries que se prolongam desnecessariamente.
Se você procura uma série de humor inteligente e sarcástico, vai adorar Seinfeld. A série faz jus a toda fama que tem, e se tornou minha série de comédia favorita.
Ficha Técnica:
Título: Seinfeld
Anos de Exibição: 1989 a 1998
Criado por: Larry David, Jerry Seinfeld
Duração do Episódio: 22 minutos
Gênero: Comédia
País de Origem: Estados Unidos
Elenco: Jerry Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, Michael Richards, Jason Alexander
-
10/10
-
10/10
-
10/10
-
10/10
Resumo
Série de comédia perfeita. Humor inteligente, sem exageros e apelações. Mais do que recomendada.
- 8 motivos para assistir Peaky Blinders agora mesmo - 15 de abril de 2021
- 117 – Humorismo - 14 de abril de 2021
- Frango Pop News #4 – Superpoderosas, Friends e GTA VI - 8 de abril de 2021