Resenha – Eu Sei o Que Você Está Pensando

Eu-sei-o-que-você-está-pensando

 

“… Pense em qualquer número de um a mil – no primeiro número que lhe vier à mente. Visualize-o. Agora veja como conheço seus segredos. Abra o envelope pequeno.”

 

Em Eu Sei o Que Você Está Pensando, de John Verdon, Mark recebeu uma carta que o deixou completamente alucinado; nela, em forma de poema, ameaças veladas são feitas contra sua pessoa, por alguém que diz conhecer seus segredos mais sórdidos. Para provar que está falando a verdade, o criminoso pede que Mark pense em um número e, em seguida, abra uma segunda carta. Quando os números batem, Mark não vê outra alternativa que não contatar o detetive Dave Gurney, seu conhecido antigo.

 

Dave Gurney é um detetive aposentado da polícia de Nova Iorque que se mudou para uma fazenda em uma pequena cidade para passar mais tempo com a esposa e fugir da cidade grande. Quando contatado por Mark sobre esse caso e após relutar um pouco, Dave acaba sendo contratado como detetive consultor no caso para tentar descobrir o remetente destas misteriosas cartas.

 

No decorrer do caso vamos vendo que Dave tem uma mente inquieta e não consegue parar de pensar um minuto na investigação. É isso que o torna um detetive tão bom, pois ele racionaliza e processa tudo que escuta, analisando falas e gestos dos outros, e consegue perceber tudo que não se encaixa nas histórias. Por ser desta forma, ele sempre focou muito no trabalho e pouco na família, e isso é mostrado bastante na história através de sua relação com sua esposa.

 

A investigação começa a se tornar mais ampla quando outros casos de pessoas que receberam cartas parecidas surgem mortas, fazendo com que a polícia também se envolva no caso.

 

O caso vai sendo montado de forma muito bem arquitetada, e vemos como funciona a rotina de uma investigação, desde a parte da perícia até toda a burocracia e jogo de poder existentes entre todos os envolvidos. Toda pista é descoberta de forma coerente, sem transformar Dave em um super tira que descobre as coisas milagrosamente. Em alguns momentos isso pode tornar o livro monótono para alguns, porém nos aproxima mais de uma investigação real. Nada acontece por acaso, e no final todas as peças são bem encaixadas, chegando em um desfecho plausível e coerente.

 

O personagem principal é muito bem trabalhado. Em alguns momentos o vemos frustrado por não conseguir seguir adiante na investigação. Vemos também sua relação com a esposa se tornar mais conturbada quanto mais ele mergulha na investigação, mostrando seu lado mais humano.

 

Todos personagens coadjuvantes são muito bem trabalhados, possuindo suas peculiaridades, e são coerentes com sua personalidade do começo ao fim do livro.

 

Em seu romance de estreia John Verdon nos traz, através de uma escrita clara e rápida, uma história envolvente e inteligente com ótimos personagens. Para quem gosta de um romance policial, Eu Sei o Que Você Está Pensando é uma ótima pedida.

 

Eu-sei-o-que-você-está-pensando_capa

Ficha Técnica

Título: Eu Sei o Que Você Está Pensando
Autor: John Verdon
Páginas: 352
Editora: Editora Arqueiro
Ano: 2011
Gênero: Ficção Policial
ISBN: 9788580410143

Bruno Audi

Bruno Audi

Criador de trocadilhos e piadas ruins. Terceira pessoa mais sem graça do Brasil. Podcaster no Los Chicos, viciado em games e filmes de terror. Pretendo estar vivo até o final de One Piece e Game of Thrones.
Bruno Audi

Últimos posts por Bruno Audi (exibir todos)