Resenha – Truque de Mestre: O Segundo Ato (Now You See Me 2)

now-you-see-me-2-01

Luzes, por favor”, era assim que os mágicos de outrora começavam seus espetáculos. Para o ilusionista naquele momento, a pouca luz era essencial para confundir os olhos da plateia. As mãos, que se moviam rapidamente, podiam criar coisas em pleno ar, como também fazê-las desaparecer. Truque de Mestre 2 sobe ao palco e se apresenta para nós, mas ao contrário da ilusão clássica, desta vez as luzes são necessárias. E como dizia a célebre frase: A luz cega mais que a escuridão.

Os Cavaleiros se apresentam como um grupo de invasores, num misto de Robin Hood e Hackers. O objetivo principal, assim como em um espetáculo, é o Gran Finale. No processo eles desmascaram empresas fraudulentas, corruptas, e ideias não-éticas. No entanto, como um mágico que deixa aparecer o coelho antes de tirá-lo da cartola, eles nos deixam com a sensação de que o importante mesmo é o show. O vislumbre. Os Holofotes.

Sempre que um ilusionista se apresenta, algo costuma passar pela mente dos espectadores: “Isso é mágica mesmo, ou é algo sobrenatural?”. Essa ideia acompanha o filme em diversos momentos, afinal, como você poderia explicar uma pessoa dizer exatamente as mesmas palavras que você, à uma grande distância, e contra a própria vontade? A resposta do filme é genial: Hipnose. Ou quando alguns membros dos Cavaleiros são atirados para fora de um avião em pleno vôo e… melhor não contar.

now-you-see-me-2-04

Com maestria criativa, e uma pitada especial de mistério, o filme nos apresenta O Olho. Uma seita secreta, que coordena as ações dos Cavaleiros, em seus números de desmantelamento empresarial. O Olho é tido como aquele que tudo vê, tudo assiste, e a expressão “olho por olho” usada comumente no filme, nos mostra que ele é mais do que nossos olhos podem ver. O “líder” da seita é um homem misterioso, de muitas vozes e muitos rostos, que num misto de Ilusão e Tecnologia nos leva direto à China. E acreditem, em um piscar de olhos.

Hipnotizando os espectadores, do início ao fim, O Olho ilude, confunde e engana. Principalmente quando um agente do FBI, que procura a seita e os Cavaleiros há anos, se revela ser o mentor das operações dos mágicos. Com atuação impecável ele engana os agentes mais preparados do mundo, de dentro da agência para fora, despistando e confundindo, atraindo a atenção para uma mão, enquanto troca cartas com a outra, como um bom ilusionista.

Imagine-se em uma plateia, agora mesmo, olhando para um mágico no palco, ele está lá, com sua capa negra de forro vermelho, e sua cartola na mão. Ele tira algo da cartola, o que você vê? A resposta é simples: não importa. O que realmente importa é que você já viu o que eu queria, o que eu disse, o mágico no palco. É com essa premissa que o filme é conduzido, de forma tão cativante que mesmo os ilusionistas são ludibriados, e a todo instante, ouso dizer.

now-you-see-me-2-03

Como em todos os truques de mágica monumentais, não se faz nada sozinho, existe sempre um assistente. “E um sentimento é comum entre eles: Poderia ser eu ali na frente, ao invés de estar aqui, puxando cabos e abrindo portinholas”. Esse tipo de situação amplia ainda mais a trama de Truque de Mestre 2. Pois agora o assistente decide ser o mágico, e ele é encorajado pelo próprio Olho. O curioso é que o líder dos Cavaleiros, agente do FBI, não tem interesse nenhum em se apresentar à frente dos holofotes. Medo de ser descoberto? Pouco provável, ele poderia se mascarar. A razão é muito mais desesperadora e real, como mergulhar até o fundo de um lago dentro de uma caixa de metal, fechada.

Os elementos de cena são fantásticos, e o filme não é monótono em nenhum momento, como algumas apresentações de mágica que já testemunhamos. Ele é intenso e fantástico, como uma perseguição alucinada pelas ruas da China, ou truques de mágica que fazem a água da chuva parar de cair e começar a subir (conheço um “Cavaleiro” que se identificaria com isso). A trilha sonora é marcante e os efeitos digitais são usados com inteligência, sem forçar cenas pirotécnicas demais. Mesmo quando achamos que o filme está passando dos limites, entre a ilusão e a ficção, percebemos que ele é mais real do que aparenta.

Se você fosse convidado neste exato momento, para fazer parte dos Cavaleiros, ajudar pessoas de forma velada, esconder segredos, iludir em nome do espetáculo, você o faria? Isso poderia custar sua liberdade, sua privacidade, sua segurança. Qual sua resposta? Quanto a mim, digo com firmeza, como a importância da primeira letra de cada parágrafo desse texto, não conseguiria. Luzes, por favor.

now-you-see-me-2-02

Ficha Técnica

Título: Truque de Mestre: O Segundo Ato
Título Original: Now You See Me 2
Direção: Jon M. Chu
Elenco:  Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Daniel Radcliffe
Gênero: Ação
Duração: 2h 05min
Data de Lançamento no Brasil: 10 de Junho de 2016

Marco Febrini

Marco Febrini

Host do AlgumaCoisaCast.
Sou uma pessoa comum como muitas outras. Apaixonado pela vida e por fantasia, amo escrever, e admiro tudo que é criativo e feito com carinho. Tento otimizar meu tempo o tempo todo, e perco tempo tentando fazer isso, não importa o tempo.
Marco Febrini

Últimos posts por Marco Febrini (exibir todos)