Resenha – REC

rec_00

REC é um filme espanhol de suspense e terror dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza. Foi lançado em 2007 e até o momento recebeu duas continuações. O filme é todo ao estilo found-footage, ou seja, vemos tudo através de filmagens que supostamente foram encontradas por alguém após o acontecido.

No filme a repórter Ángela Vidal e seu cinegrafista Pablo estão fazendo uma reportagem sobre a rotina de um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona, na Espanha, durante um plantão noturno. Durante a gravação os bombeiros são chamados para uma ocorrência aparentemente simples, que consistia em resgatar uma senhora idosa que está presa seu apartamento, gritando e assustando seus vizinhos. Ángela e Pablo decidem acompanhá-los para documentar esta ocorrência. Ao chegar no edifício, um policial e um bombeiro são surpreendidos e acabam sendo atacados pela idosa, que apresenta um comportamento violento. Quando os outros presentes tentam levar os feridos para fora do edifício para procurar ajuda médica acabam sendo impedidos, pois de uma hora para outra o edifício foi isolado e todos que estão lá dentro são mantidos em quarentena para evitar um eventual risco de epidemia de um suposto vírus que pode estar infectando quem está no edifício. Quando as pessoas que estão presas no prédio percebem que outros também estão apresentando comportamento igual da idosa, decidem procurar por outras saídas e fugir antes que sejam atacados ou infectados.

rec_02-1024x576

O enredo do filme é bem trabalhado. Durante a trama, temos alguns momentos mais parados e tediosos, como esse gênero de filme comumente apresenta, porém são rápidos, não demorando para o filme engrenar e trazer ação e terror.

Durante o filme existem muitos momentos de tensão e angústia devido à imprevisibilidade do que está por vir. Como vemos tudo em uma visão de primeira pessoa, não sabemos o que está nos arredores do personagem com a câmera, e somos surpreendidos muitas vezes.

Devido ao filme todo se passar pela perspectiva de uma câmera, não temos uma imagem estável e perfeita, sendo que a câmera falha algumas vezes, balança bastante, o som desaparece e a imagem simplesmente some. Isso traz uma sensação de realismo, porém em alguns momentos incomoda, pois não nos permite ter uma visão clara do que está acontecendo no filme.

rec_03-1024x554

Os atores são muito bons e fazem uma ótima atuação, transmitindo o medo e a tensão da situação. Desde os figurantes mais simples, como os moradores do edifício, até os protagonistas nos vendem bem a ideia de que a situação no local é assustadora e tensa.

Uma curiosidade interessante sobre o filme é que nenhum dos atores recebeu o script do filme completo, assim sendo ninguém sabia o destino de seu personagem até o dia da filmagem. Isso deixou alguns atores apreensivos, nervosos e estressados no dia da filmagem, tornando a tensão mais real.

No geral, REC foi uma grande surpresa, trazendo muitos sustos e muita angústia, e que vende bem a ideia de que aquilo que está sendo filmado realmente foi real. Com enredo interessante, ótimas atuações e terror na medida certa, é um filme que vale muito a pena ser assistido.

Ficha Técnica

rec_01

Gênero: Terror

Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza

Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo, Paco Plaza

Elenco: Javier Botet, Manuel Bronchud, Manuela Velasco, Martha Carbonell

Produção: Julio Fernández

Fotografia: Pablo Rosso

Trilha Sonora: Xavier Mas

Duração: 85 min.

Ano: 2007

 

Bruno Audi

Bruno Audi

Criador de trocadilhos e piadas ruins. Terceira pessoa mais sem graça do Brasil. Podcaster no Los Chicos, viciado em games e filmes de terror. Pretendo estar vivo até o final de One Piece e Game of Thrones.
Bruno Audi

Últimos posts por Bruno Audi (exibir todos)