Resenha – One Piece – East Blue: Parte 01

roger

Riqueza, Fama, Poder. Uma única pessoa conseguiu juntar todos os tesouros existentes no mundo: O Rei dos Piratas Gold Roger. As palavras que ele disse antes de sua morte lançaram as pessoas de todo o mundo rumo aos mares: “Querem meu tesouro? Podem Tentar. Ele será de quem conseguir encontrá-lo. Reuni tudo o que havia de mais valioso nesse mundo e escondi naquele lugar.”
Muitos aventuraram-se pela Grande Rota atrás de seus sonhos. Essa foi chamada a Grande Era dos Piratas!

Romance Dawn

One Piece é a série de mangá mais vendida de todos os tempos no Japão e uma das séries de mangá mais populares no mundo. Está em publicação desde 1997 e a cada volume lançado quebra recordes de venda. É muito difícil fazer somente uma resenha de tantos volumes e capítulos (até agora são 80 volumes e mais de 800 capítulos), por isso dividi as resenhas em sagas para facilitar. Essa primeira resenha não terá muitos spoilers e tem como objetivo apresentar One Piece para quem não conhecer. As resenhas das próximas sagas terão alguns spoilers!

A primeira resenha será da primeira parte do East Blue, englobando as sagas Romance Dawn, Orange Town e Syrup Village (Capítulos 01 a 41 – Volumes 1 a 5).

Volume_1 Volume_2 Volume_3 Volume_4 Volume_5

Romance Dawn

One Piece se inicia com a apresentação do protagonista Monkey D. Luffy, que sonha em ser um pirata, e insiste para que Shanks, um pirata famoso, o leve em seu bando. Um dia, sem querer, Luffy acaba comendo um Akuma no Mi (um tipo de fruto raro que dá poderes a quem os come) e vira o homem borracha.

borracha

Após Luffy se meter em uma briga com um bando de ladrões e Shanks o salvar, pagando um grande preço por isso, Luffy decide esperar para se tornar mais forte e virar o capitão de seu próprio navio. Em sua primeira aventura Luffy já tem um embate com a marinha e encontra o primeiro tripulante de seu bando.

chapeu

Esta é uma saga com poucas lutas, pois serve apenas para nos apresentar Luffy, mostrar as origens de seus poderes, seu primeiro companheiro e o pirata que é seu grande ídolo. Aqui também podemos perceber que não está totalmente definido o bem e mal em One Piece, apesar de teoricamente os piratas serem os bandidos e a Marinha ser a justiça.

zoro2

Orange Town

Após a primeira aventura, Luffy e Zoro zarpam para o mar e ao perceberem que ambos não tem noção nenhuma de navegação e não saberem para onde ir, decidem que precisam de um navegador. Após Luffy tentar alcançar uma ave para ambos almoçarem, ele é pego por ela e levado embora para Orange Town.

05

Ao chegar na ilha ele encontra Nami, uma ladra que roubou um mapa para a Grande Rota e está sendo perseguida pelo bando de Buggy, o Palhaço.

Nesta saga já temos lutas melhores, e vemos o primeiro personagem, após Luffy, que tem habilidades do Akuma no Mi. A saga toda, assim como a luta final contra Buggy, é divertida e tem seus momentos de drama também.

buggy1

Syrup Village

Após Nami também se juntar ao bando, Luffy finalmente tem uma navegadora para o ajudar! Assim eles vão para Syrup Village e logo na entrada da ilha encontram Usopp, o homem com mais de 8.000 seguidores e mentiroso profissional.

003_126

Neste arco Oda nos surpreende com um vilão interessante e que possui um ótimo plano. Um destaque é Jango, o hipnotizador, que é o personagem mais engraçado da saga toda.

jango

Ao final deste arco o bando dos Chapéu de Palha finalmente ganham seu primeiro navio! E um novo integrante no bando também.

merry

Desde essas primeiras sagas já podemos ver algumas características fortes de One Piece. A primeira é a grande quantidade de personagens carismáticos, tanto os protagonistas quanto personagens secundários e vilões, além de uma boa dose de humor.

Além disso o autor frequentemente faz a citação de alguns personagens de uma forma que no deixa curiosos, como por exemplo o caçador de piratas Roronoa Zoro, que é mencionado por vários personagens como um cara forte e maldoso, e nos deixa ansiosos para conhecê-lo.

zoro1

Os traços dos personagens no começo não são nenhum primor, mas não deixam a desejar. O enredo é simples e bem construído, com todos arcos tendo início, meio e fim, sendo executado de forma dinâmica, sem enrolação e com os eventos acontecendo rapidamente.

No início temos poucas lutas, e elas são simples e rápidas, porém no decorrer dos primeiros arcos os inimigos vão ficando mais fortes e os combates mais elaborados, exigindo mais dos protagonistas.

One Piece tem um início morno, porém mostra um enorme potencial ao apresentar um universo enorme e muito bem feito, com muitos personagens interessantes e misturando bem ação com comédia.

bandeira

Volume_1

 

Ficha Técnica

Título: One Piece
Autor: Eiichiro Oda
Editora: Shueisha
Edição Nacional: Panini
Volumes: 01 a 05
Capítulos: 01 a 41
Data de Publicação: Dezembro de 1997 a Outubro de 1998

 

Fonte das Imagens: One Piece Ex

Bruno Audi

Bruno Audi

Criador de trocadilhos e piadas ruins. Terceira pessoa mais sem graça do Brasil. Podcaster no Los Chicos, viciado em games e filmes de terror. Pretendo estar vivo até o final de One Piece e Game of Thrones.
Bruno Audi

Últimos posts por Bruno Audi (exibir todos)