Resenha – 13 Reasons Why

O efeito borboleta (parte da teoria do caos) sugere que o simples bater de asas de uma borboleta pode criar uma tempestade do outro lado do planeta. Esta teoria se encaixa perfeitamente nesta série, e não por acaso é citada por Hanna Baker (Katherine Langford).

13_reasons_01

Hanna era uma adolescente que havia se mudado recentemente para a cidade, novos amigos, nova escola, mas uma série de acontecimentos faz com que ela cometa suicídio. Temos a tempestade!

A série então apresenta Clay Jensen (Dylan Minnette), um “nerd” comum do colegial com poucos amigos e nenhum jeito com garotas. Clay recebe um pacote misterioso e ao abrir se depara com fitas de áudio numeradas de 1 a 13. Ele então usa um aparelho de som antigo de seu pai para ouvir a primeira fita e escuta uma voz que diz “Olá, aqui é Hanna Baker”.

13_reasons_02

Antes do suicídio, Hanna gravou as fitas contando os motivos de sua atitude, onde cada gravação é um motivo para a sua decisão, e cada fita é destinada a uma pessoa que ela deseja que saiba porque é responsável por sua morte.

Hanna faz apenas algumas exigências nas fitas: ela quer que cada um, em ordem, escute todas as fitas e passe ao próximo até que o motivo da 13ª gravação escute. Caso não ocorra como esperado, alguém de confiança está observando e irá divulgar as fitas publicamente para que os erros, culpas e crimes de todos sejam revelados.

Clay era amigo de Hanna, na escola e no trabalho, e mantinha uma paixão secreta pela garota. Agora deverá ouvir as fitas, entender seu papel em tudo isso e confrontar os demais participantes nessa história, afinal essas fitas são o novo bater de asas de uma borboleta.

13_reasons_03

Durante toda a jornada pelas fitas presenciamos bullying, crimes e agressões de diversas formas, além de discussões sobre depressão e atenção/empatia com o próximo.

A série aborda tudo isso de uma forma fria, crua, e muitas vezes deixa um ranço ao final do episódio. Em algum momento você provavelmente irá olhar os créditos e dizer “que merda”.

13_reasons_04

Um elenco sem grandes estrelas mas com talentos surpreendentes, boas atuações, um roteiro intrigante e bem elaborado, deixando ao final da temporada novas situações, alguns pontos a serem esclarecidos e uma curiosidade para o que está por vir.

Afinal, as ações geram consequências certo?


13_reasons_cover

Ficha Técnica:

Título original: 13 Reasons Why
Anos de exibição: 2017 – Atualmente
Temporadas: 1
Criado por: Baseado no livro de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey e Selena Gomez como produtora executiva.
Duração do episódio: 60 minutos
Gênero: Drama e mistério.
País de origem: Estados Unidos
Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Christian Navarro, Alisha Boe, Brandon Flynn, Justin Prentice, Miles Heizer, Ross Butler, Devin Druid, Amy Hargreaves, Derek Luke e Kate Walsh.

Jhonny Rossi

Jhonny Rossi

Amante de cinema, games e animes.
Jhonny Rossi

Últimos posts por Jhonny Rossi (exibir todos)