Os Games Mais Esperados Para 2017

biggamesof2017

2017 é um ano que promete ser o melhor no quesito de lançamentos de games. Além da chegada do novo console da Nintendo, o Switch, teremos continuações de franquias de peso, como The Legend of Zelda e Mass Effect, assim como jogos novos, como Horizon Zero: Dawn. Até então já tivemos grandes nomes, como Resident Evil 7 e Nioh porém muita coisa boa ainda está por vir! Nesse post iremos listar os próximos grandes lançamentos de games para vocês já prepararem o bolso.


Março


The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Plataforma: Switch, Wii U

Lançamento: 03 de Março

The Legend of Zelda: Breath of the Wild sera lançado no ano em que a franquia Zelda completará 30 anos. Focado em um mundo aberto enorme com diversos desafios, esse game fará muitas pessoas comprarem o Switch logo!


Super Bomberman R

Plataforma : Switch

Lançamento: 03 de Março

Bomberman retorna em um jogo totalmente novo para o Switch, com ótimos gráficos e um multiplayer que promete ser dos mais divertidos.


Nier: Automata

Plataforma : PlayStation 4

Lançamento: 07 de Março

Nier: Automata é um jogo de Hack ‘n’ Slash em Terceira pessoa de ficção científica. Ana trama a Terra foi dominada por uma força alien hostil que forçou a humanidade a se exilar na lua. Agora os antigos terráqueos lutarão de volta contra essa ameaça para retomar a Terra de suas mãos.


Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands

Plataforma : PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 07 de Março

Ghost Recon Wildlands é mais um jogo da Franquia Tom Clancy em mundo aberto. Desta vez o jogo se passa na Bolívia, onde um grande cartel tem poder total e os jogadores deverão controlar equipes táticas através de diversos cenários, como desertos, montanhas e pântanos para poder derrubar essa operação criminosa. Os jogadores podem optar por ter outros jogadores em sua equipe, através do modo multiplayer, ou jogar com soldados controlados pelo computador.


Star Trek Bridge Crew

Plataforma : PlayStation 4

Lançamento: 14 de Março

Star Trek Bridge Crew utilizará o PSVR, sistema de realidade virtual do PlayStation 4, permitindo ao jogador pilotar a famosa Kobayashi Maru, nave de Jornada nas Estrelas. No game você poderá atuar em diversos papeis na tripulação.


Mass Effect: Andromeda

Plataforma : PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 21 de Março

Aguardada continuação da franquia Mass Effect, onde pelos trailers pode-se notar que um dos objetivos do game é encontrar um novo lar para a humanidade dentro do vasto universo. O jogo contará com as já conhecidas mecânicas de shooter e RPG dos jogos anteriores.


Mario Sports Superstars

Plataforma: Nintendo 3DS

Lançamento: 24 de Março

Nesse jogo Mario e todos seus amigos (e inimigos) irão disputar entre si em diversos esportes. O jogo contará com futebol, beisebol, tênis, golfe e corrida de cavalo, e poderá ser jogado em até seis pessoas.


Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX

Plataforma: PlayStation 4

Lançamento: 28 de Março

Remasterizações de Kingdom Hearts 1 e 2, que já estavam disponíveis para PlayStation 3 e agora serão lançados para o PS4. Esses jogos servirão de aquecimento para Kingdom Hearts 3 que será lançado mais para frente, e também serve para quem nunca teve PS3 experimentar essas obras primas da Square Enix.


Abril


Persona 5

Plataforma: PlayStation 4, PlayStation 3

Lançamento: 04 de Abril

Depois de quase uma década em desenvolvimento Persona chegará à nova geração. Persona é um RPG que tem em sua trama estudantes de colegial com poderes sobrenaturais.


Sniper: Ghost Warrior 3

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 04 de Abril

Jogo em primeira pessoa onde o jogador controlará um atirador de elite. Para ser efetivo com sua arma tudo deve ser levado em conta: respiração, distância do alvo, velocidade do vento e muito mais.


Bulletstorm: Full Clip Edition

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 07 de Abril

Remasterização desse jogo frenético de tiro em primeira pessoa. Lançado anteriormente para PS4 e Xbox 360, o jogo terá melhorias gráficas e na jogabilidade agora na nova geração, e como novidade terá uma participação do clássico personagem Duke Nukem.


Yooka-Laylee

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Wii U, PC

Lançamento: 11 de Abril

Um grande sucesso no Kickstarter (site de financiamento coletivo), Yooka-Laylee é um jogo de plataforma 3D onde o jogador controlará dois animais: um camaleão e um morcego através de belos e desafiantes cenários.


Dragon Quest Heroes II

Plataforma: PlayStation 4

Lançamento: 25 de Abril

Jogo de Hack’n Slash dentro do famoso universo de Dragon Quest. No jogo o jogador deve enfrentar hordas de monstros, e a jogabilidade também contará com elementos de RPG.


Outlast 2

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Data de Lançamento: 25 de Abril

Outlast é um dos jogos mais assustadores já lançados. Nessa continuação os jogadores controlam um cameraman freelancer que visita um vilarejo isolado para investigar a morte de uma jovem grávida. Ao chegar lá ele se depara em uma situação desesperadora onde só lhe resta fugir.


Mario Kart 8 Deluxe

Plataforma: Switch

Lançamento: 28 de Abril

Remasterização de Mario Kart 8, originalmente lançado para Wii U e que agora no Switch terá, além de melhorias gráficas, novos personagens e mais elementos no modo batalha.


Portal Knights

Plataforma: Switch

Lançamento: 28 de Abril

RPG de Aventura de construção e forja de itens, ao estilo Minecraft.


Maio


Prey

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 05 de Maio

Desenvolvido pelo estúdio Arkane, mesmo time por trás da série Dishonored, Prey é um shoter sci-fi onde o jogador está confinado em uma estação espacial infestada de aliens perigosos. Lute pela sua sobrevivência enquanto sua sanidade se esgota de pouco em pouco nesse cenário assustador.


Injustice 2

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 16 de Maio

Controle Batman, Super Homem, Mulher Maravilha e diversos heróis e vilões do universo DC nesse jogo de luta desenvolvido pelos mesmos criadores de Mortal Kombat. Em Injustice heróis e vilões lutam entre si podendo interagir diretamente com os cenários em uma mecânica de luta muito fluída e gráficos excelentes.


Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia

Plataforma: Nintendo 3DS

Lançamento: 19 de Maio

Jogo de RPG tático, remake de Fire Emblem Gaiden, lançado originalmente para NES em 1992. No game o jogador controlará Alm e Celica, que estão lutando uma guerra travada por duas nações no continente em que vivem.


Don’t Starve Mega Pack

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One

Lançamento: 30 de Maio

Pacote com todos games da série Don’t Starve juntos para a nova geração. Don’t Starve é um jogo de ação e aventura, onde os jogadores devem focar na sobrevivência de seu personagem, mantendo-o bem alimentado e mentalmente estável.


Rime

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Switch, PC

Lançamento: Maio de 2017 (sem data definida)

Jogo de ação e aventura em terceira pessoa que se passa em um mundo colorido cheio de ruínas misteriosas para serem exploradas. Controle um jovem garoto que acorda nesse cenário misterioso após uma tempestade no mar, e que agora deve resolver quebra cabeças junto com sua companheira, uma raposa.


The Surge

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: Maio de 2017 (sem data definida)

RPG de ação que acontece em um mundo de ficção científica. O jogo passa em um futuro, em um mundo com muitos sistemas com problemas, tanto sistemas técnicos quanto sistemas econômicos e a sociedade em si.


Junho


Tekken 7

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 02 de Junho

Tekken 7 está nos arcades japoneses desde 2015, porém ainda não teve a transição para consoles de mesa. Esse jogo de luta 3D irá trazer diversos personagens clássicos, assim como novos personagens como Kazumi Mishima, mãe de Kazuya.


The Elder Scrolls Online: Morrowind

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 06 de Junho

Novo capítulo de Elder Scrolls Online, MMORPG que se passa dentro desse universo. O jogo trará novas classes, novo modo PvP e muito mais.


Dirt 4

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: 06 de Junho

Jogo de rally que trará, além dos carros off-road, caminhões e bugies também. O game terá mais de 50 carros off-road e irá trazer o realismo nas corridas, marca registrada da franquia.


Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Plataforma: PlayStation 4

Lançamento: 30 de Junho

O tão aguardado anúncio de Crash Bandicoot para a nova geração não foi de um novo game, mas de uma remasterização dos três primeiros jogos da franquia. Com melhorias gráficas e na jogabilidade, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy apresentará o mascote da Sony para os novos jogadores e fará os antigos reviverem aventuras já conhecidas.


Julho


Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Plataforma: PlayStation 4

Lançamento: 11 de Julho

Remasterização de Final Fantasy XII, originalmente lançado em 2006, com melhorias gráficas e no sistema de batalha, que foi totalmente reconstruído.


Agosto


Middle-earth: Shadow of War

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Lançamento: Agosto de 2017 (sem data definida)

Jogo em mundo aberto baseado no universo de Tokien e continuação de Shadow of Mordor. O game traz de novo o protagonista imortal Talion. O jogo trará a mesma mecânica do anterior, incluindo o sistema de poder entre os orcs, que é dinâmico e muda de acordo com as ações do jogador, podendo fazer que orcs de camadas inferiores subam ao mais alto nível e vice versa.


Sem data definida

Os games abaixo estão confirmados para 2017, porém ainda sem uma data certa de lançamento.


Ace Combat 7

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One

Ace Combat 7 terá vários protagonistas, onde cada um terá suas próprias missões. O enredo se passará 10 anos depois de Ace Combat 5 e terá foco na guerra entre o reino de Erusea e a federação OSEA. Uma novidade é um modo multiplayer off-line, onde os jogadores jogarão com tela dividida.


Agents of Mayhem

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Jogo de super heróis onde os jogadores podem escolher entre 12 personagens diferentes. Podem ser escolhidos três por vez, onde poderão ser equipados superpoderes e armas, fazendo com que hajam inúmeras combinações.


Bloodstained

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Wii U, PlayStation Vita, Microsoft Windows, Linux, Mac

Jogo de plataforma com foco na exploração de ambientes e com elementos de RPG, como níveis de progressão de personagem e habilidades. Além disso há um sistema de criação de equipamentos e itens, tornando possível personalizar o inventário de seu personagem.


Crackdown 3

Plataforma: Xbox One, PC

Controle um super policial dentro de um mundo aberto, utilizando seus poderes para combater o crime. No jogo é possível causar a destruição do cenário durante as lutas. Além do modo história para um jogador, é possível jogar de forma cooperativa em uma cidade totalmente diferente que pode ser toda destruída.


Call of Cthulhu

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Jogo de terror baseado no universo de H.P. Lovecraft e sua criatura mais assustadora: o Cthulhu. A jogabilidade é em primeira pessoa e o jogo tem diversos elementos de RPG. O grande desafio será fazer as investigações e manter a sanidade dentro de um universo soturno com criaturas tão assustadoras.


Cuphead

Plataforma: Xbox One, PC

Jogo indie shooter de plataforma intenso, com chefes gigantes e que aparenta ter alta dificuldade. As animações tem o estilo das da Disney dos anos 30, deixando o game bem bonito e diferente do usual.


Days Gone

Plataforma: PlayStation 4

Jogo pós-apocalíptico em um mundo aberto, onde humanos infectados por um vírus se tornam ferozes e se alimentam de outros seres humanos. O jogo é focado na sobrevivência de seu personagem. Em alguns momentos é possível lutar contra os infectados, porém em alguns momentos eles serão tantos que a única opção será correr.


Death Stranding

Plataforma: PlayStation 4

Primeiro game de Hideo Kojima depois dos jogos de Metal Gear. Até agora os trailers foram muito enigmáticos, mostrando pouca coisa do jogo, mas podemos apostar que será assustador e perturbador.


Detroit: Become Human

Plataforma: PlayStation 4

Jogo de aventura onde androides com inteligência artificial alcançam a senciência. O cenário é uma versão futurista da cidade de Detroit.


Final Fantasy 7 Remake

Plataforma: PlayStation 4

Remake mais aguardado pelos fãs de Final Fantasy. Reviva as aventuras de Cloud com gráficos da nova geração. O jogo está planejado para ser lançado por episódios.


Divinity: Original Sin II

Plataforma: PC

Continuação desse game de fantasia que acontece em um mundo aberto de enorme escala, agora com suporte de multiplayer cooperativo. O jogo permite até quatro jogadores a formarem uma equipe, tomando suas próprias decisões que repercutirão na narrativa.


Friday the 13th: The Game

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Survival horror em terceira pessoa baseado nos filmes Sexta Feira 13. Nele os jogadores poderão controlar adolescentes para sobreviver aos ataques de Jason, e também poderão ser o assassino, com ambas as formas tendo suas características exclusivas no gameplay.


God of War

Plataforma: PlayStation 4

Após derrotar quase todos os deuses gregos, Kratos agora embarca em uma nova aventura com base na mitologia nórdica. Nesse jogo teremos uma novidade na jogabilidade: dois personagens serão controlados durante o jogo. Junto com Kratos temos um garoto misterioso. No restante, o jogo tem tudo que God of War sempre apresentou: criaturas monstruosas, quebra-cabeças e muita violência.


Guardians of the Galaxy: The Telltale Series

Plataforma: PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360, PC, iOS, Android

Mais novo jogo de Adventure Game da TellTale, agora trazendo os personagens de Guardiões da Galáxia da Marvel.


Gran Turismo Sport

Plataforma: PlayStation 4

Mais um jogo da franquia de Gran Turismo, que trará diversos campeonatos e eventos off-line e online, além de ser compatível com o PlayStation VR.


Gwent: The Witcher Card Game

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

The Witcher 3 foi um dos melhores jogos do ano passado. Dentro dele há um jogo de cartas chamado Gwent, e devido ao grande sucesso esse jogo está sendo lançado como um game totalmente novo, com modo campanha que dura em torno de dez horas, personagens originais de The Witcher e muitas cartas para serem colecionadas.


Kingdom Come: Deliverance

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Jogo de RPG medieval em primeira pessoa com um mundo aberto enorme, baseado em fatos históricos reais da Bohemia. Alguns eventos no jogo irão ocorrer em tempo real, causando diversas mudanças no mundo do jogo, independente da presença ou não do jogador, fazendo com que haja um senso se urgência por parte do jogador para realizar as quests.


Kingdom Hearts 3

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One

Aguardada continuação da franquia Kingdon Hearts, feita pela Square Enix e que traz personagens da Disney. Há poucas informações do título, mas a expectativa é enorme, principalmente após ver Sora montando no Baymax por San Fransokyo, cenário do filme Big Hero 6.


Hellblade: Senua’s Sacrifice

Plataforma: PlayStation 4, PC

Jogo de ação e hack’n slash onde o jogador controlará a personagem Senua, uma guerreira celta traumatizada depois de uma invasão Viking. Como consequência do ataque, ela desenvolve psicoses e consegue ouvir vozes dentro da sua cabeça.


Lawbreakers

Plataforma: PC

Shooter de primeira pessoa com foco no multiplayer. O diferencial do game é a manipulação da gravidade, fazendo com que os combates vão além do normal e tomem proporções verticais.


Marvel vs. Capcom Infinite

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Os jogos de luta da série Marvel vs Capcom são famosos pela grande quantidade de personagens e das lutas frenéticas, com golpes especiais que enchem a tela e combos incríveis. O quarto game da série promete trazer tudo isso e muito mais, com novos personagens e mecânica de luta melhorada.


Metal Gear Survive

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Metal Gear Survive vai em um caminho totalmente novo em relação aos jogos anteriores e traz aos jogadores um jogo de ação em que os inimigos são zumbis. Só o tempo dirá se a aposta será um sucesso ou não.


Ni No Kuni II: Revenant Kingdom

Plataforma: PlayStation 4, PC

Com a direção de arte do Estúdio Ghibli, famoso por suas animações de qualidade, Ni no Kuni 2 promete ser um dos RPGs mais bonitos já feito. Adicionando elementos de ação à jogabilidade, fará com que os combates sejam mais dinâmicos. A história se passa de novo no mundo paralelo de Ni no Kuni, porém a história tem maior extensão que o primeiro game.


Nidhogg 2

Plataforma: PlayStation 4, PC, Mac

Jogo de Plataforma 2D onde o personagem principal utiliza da esgrima para derrotar os monstrous. Apresenta a opção de multiplayer local e online.


Nex Machina

Plataforma: PlayStation 4

Jogo de shooter top-down (conhecido antigamente como jogo de “navinha”) dos mesmos criadores do ótimo Resogun que se passa em uma realidade onde as máquinas começaram a tomar a humanidade, recusando-se a obedecer qualquer ordem de seus criadores.


Pyre

Plataforma: PlayStation 4, PC

Pyre é um jogo diferente de tudo já visto. No jogo ocorrem batalhas de basquete de 3 contra 3 onde cada jogador do time tem tamanhos e velocidades diferentes, e só é possível controlar um membro do time por vez. É praticamente um jogo de basquete tático.


Red Dead Redemption 2

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Pouco se sabe sobre Red Dead Redemption 2. Foram divulgadas poucas informações, e rumores dizem que o personagem principal será o filho de John Marston, protagonista do primeiro game.


Sea of Thieves

Plataforma: Xbox One, PC

Jogo de ação e aventura em primeira pessoa de piratas! O jogo se passará em um mundo aberto e pode ser jogado de forma cooperativa online.


Shenmue III

Plataforma: PlayStation 4, PC

Em Shenmue III seguiremos a história do artista marcial Ryo Hazuki enquanto ele tenta descobrir os responsáveis pela morte de seu pai. O jogo promete ter gameplay semelhante aos anteriores da franquia. Nesse jogo de aventura e ação os jogadores enfrentam os inimigos na porrada, podendo melhorar habilidades e explorar o enorme mundo do game.


Sonic Mania

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Sonic Mania é o retorno de Sonic às suas origens. Com jogabilidade 2D e fases totalmente novas, pode ser um novo fôlego para a franquia que estava sendo deixada de lado pelos jogadores. Em Sonic Mania será possível controlar Sonic, Tails ou Knuckles.


South Park: The Fractured But Whole

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Segundo game de RPG de South Park. Assim como o primeiro, que satirizou os jogos de RPG, dessa vez os alvos serão os filmes de herói de Hollywood. Os personagens de South Park irão se caracterizar como heróis para os combates, utilizando o humor ácido da série para fazer as melhores piadas incorretas. Com 12 classes a serem escolhidas, promete ser um sucesso como o primeiro.


Spider-Man

Plataforma: PlayStation 4

Novo título do homem-aranha exclusivo para PlayStation 4. Pelo pouco mostrado podemos ver que o jogo é no estilo aventura em terceira pessoa, com um vasto mundo para ser explorado pelo cabeça de teia. O jogo além de explorar o lado herói , também mostrará um pouco da vida de Peter Parker.


Splatoon 2

Plataforma: Switch

Continuação do shooter de multiplayer de sucesso do Wii U, onde as armas atiram tintas ao invés de munição convencional. Prepare-se para muito mais partidas de 4 contra 4 nessa guerra colorida, agora com novos cenários e armas. O game permite multiplayer local graças às características do Switch.


Strafe

Plataforma: PC, Mac

Jogo de ação em primeira pessoa frenético, com gráficos retrô e muito gore.


Super Mario Odyssey

Plataforma: Switch

Super Mario Odyssey é a grande estreia de Mario no Switch. O game levará o encanador para diferentes mundos em sua aventura, e agora ele terá novos movimentos, além de seu chapéu criar vida.


State of Decay 2

Plataforma: Xbox One, PC

Nesse game cooperativo para até quatro pessoas os jogadores deverão construir comunidades e cooperar para sobreviverem ao apocalipse zumbi. Todos deverão trabalhar juntos para angariar suprimentos e manter o acampamento de pé.


Tacoma

Plataforma: Xbox One, PC, Mac, Linux

Todo o jogo se passa numa estação espacial distante da Terra, onde o jogador deve descobrir todos os mistérios envolvendo o local e os tripulantes.


The Elder Scrolls V: Skyrim

Plataforma: Switch

Lançamento de Skyrim para Switch. O jogo, já lançado para outros consoles anteriormente, é um RPG que pode ser jogado em primeira ou terceira pessoa em um vasto mundo aberto, onde o jogador toma controle do último caçador de dragões da história.


Thimbleweed Park

Plataforma: PC, Mac, Linux

Jogo de adventure point and click onde os jogadores controlam diversos personagens cujas histórias se cruzam durante o desenrolar do enredo.


Uncharted: The Lost Legacy

Plataforma: PlayStation 4

Spin-off de Uncharted, com as personagens Chloe e Nadine Ross, que estão procurando u artefato Indiano. O jogo segue a mesma dinâmica de Uncharted 4, onde os dois personagens se ajudam nas diversas situações.


What Remains of Edith Finch

Plataforma: PlayStation 4, PC

What Remains of Edith Finch é uma coleção de curtas histórias de uma família amaldiçoada, onde cada uma nos oferece uma chance de conhecer alguns dos membros dessa família desde a década de 90 até os dias de hoje. O jogo é todo em primeira pessoa, e cada história termina com a morte do membro da família controlado.


Vampyr

Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC

Vampyr é um jogo de ação e RPG que coloca os jogadores no papel de um vampiro recém transformado. Será possível escolher se o novo vampiro irá matar pessoas para se tornar poderoso, ou se irá ajudar os cidadãos de Londres na cura da febre espanhola, trazendo paz à cidade.


Yakuza Kiwami

Plataforma: PlayStation 4

Remake do primeiro game de Yakuza, originalmente lançado para PlayStation 2. Neste jogo de ação e aventura com elementos de RPG em terceira pessoa em mundo aberto controlamos um membro da Yakuza que tem sua vida virada de cabeça para baixo após o chefe da gangue tentar violentar sua amiga de infância.


E ai, gostou da lista? Qual dos games pretende comprar esse ano? Deixe sua opinião nos comentários!

Bruno Audi

Bruno Audi

Criador de trocadilhos e piadas ruins. Terceira pessoa mais sem graça do Brasil. Podcaster no Los Chicos, viciado em games e filmes de terror. Pretendo estar vivo até o final de One Piece e Game of Thrones.
Bruno Audi

Últimos posts por Bruno Audi (exibir todos)

  • Darley Santos

    Boa Brunão! Esse ano não tá fraquinho não viu, muitos lançamentos phodas de bom! O Switch tá me tentando a beça, acho que vou ter que voltar para a Nintendo! Na real, acho que vou virar “multi-plataformista” pra dar conta de todos esses lançamentos promissores!

    • http://podcastloschicos.com.br Bruno Audi

      Esse ano está sendo um dos melhores! Finalmente um monte de coisa boa pra PS4 e XOne ao invés de um monte de remaster!

      Eu estou esperando o Switch parar com esse monte de erro e problema. Quando lançarem uma versão estável eu certamente vou pegar, só o Zelda já é motivo suficiente!

      Valeu pelo comentário!