Análise – Valiant Hearts: The Great War

valiant_hearts_01

“Para meus queridos amigos… Pelo som maligno da artilharia, dos tanques e aviões de guerra. Eu me lembro de nossas aventuras, nossa amizade e nossa dor. Meu amigo mais íntimo, Emile, ainda em seus anos de juventude, ele foi para a luta, não pela glória, mas para amenizar as lágrimas de sua filha. Lucky Freddie, sempre decidido e encorajado, espero que tenha encontrado paz em seu testemunho que nunca fora enviado. Anna, a guerreira mais corajosa entre a frente ocidental, salvando a montanha de feridos sem disparar nem sequer uma bala. E Karl, se ao menos eu pudesse iluminar o seu caminho para casa pelos campos de batalha através de noites terríveis para encontrar sua família uma vez mais. Embora eu não possa escrever essas palavras e é chegada a hora de partir, suas histórias irão sempre perdurar, assim como seus valentes corações.”

Valiant Hearts: The Great War é um jogo de aventura e puzzle ambientado em cenários 2D que se passa durante a Primeira Guerra Mundial e conta a história de quatro personagens diferentes: a enfermeira belga Anna, o americano Freddie, o francês Emilie e seu genro alemão Karl. Além dos personagens humanos, não podemos nos esquecer de Walt, o cãozinho que acompanha todos os personagens durante o jogo inteiro.

valiant_hearts_06

A história começa nos apresentando o fazendeiro Emile, que é levado para a guerra para defender os Aliados dos ataques dos alemães. Emile, por ser um simples fazendeiro, não possui nenhum treinamento militar, o que preocupa muito sua filha Marie. Além disso Marie enfrenta outro drama: o fato de seu marido Karl, um imigrante alemão, ser convocado para defender a Alemanha na guerra, fazendo com que seus dois entes mais amados estejam em dois lados diferentes na guerra.

Com isso o enredo vai se desenrolando, e no decorrer da história vamos encontrando os outros protagonistas, e cada um possui uma habilidade distinta, necessárias para completar os mais diferentes puzzles.

valiant_hearts_03

O enredo apesar de simples é muito bem construído, e o jogo faz com que nos apeguemos e nos importemos muito com os personagens. Dentro dos capítulos as histórias dos personagens vão se alternando, fazendo com que fiquemos curiosos com o destino de cada um deles ao término de cada parte do jogo. Cada personagem tem características, habilidades e históricos bem distintos e muito bem desenvolvidos.

Valiant Hearts é um jogo com muita informação, contando com uma biblioteca que mostra informações sobre lugares ou situações reais referentes a onde o jogador se encontra no jogo. Além de informar, o game também tem como objetivo mostrar a guerra de uma perspectiva mais humana, mostrando como é o sofrimento de quem é convocado assim como o de quem fica em casa esperando notícias de seus parentes.

valiant_hearts_05

O jogo é muito focado em puzzles, e a jogabilidade é bem simples, sem apresentar nenhum problema ou dificuldade. Os gráficos são lindos, e as animações são ao estilo de histórias em quadrinhos, deixando o jogo com cara de indie. Os cenários são muito bem desenhados e com muitos detalhes, sendo um show à parte dentro do jogo. Outro ponto alto é a trilha sonora, que tem muitas músicas, misturando clássicas com composições feitas para o jogo.

O único problema de Valiant Hearts é a falta de desafio, pois os quebra-cabeças são muito simples e nos passa a impressão de que estamos apenas jogando uma animação.

valiant_hearts_04

Apesar de não ser dublado, Valiant Hearts tem legendas, e todos os menus, informações e descrições estão em português, e muito bem traduzidos.

É um jogo que apesar de simples, mostra com perfeição o lado humano dentro da guerra, fazendo com que o jogador se sensibilize muito com a situação dos personagens, e se emocione com o que cada um passa durante o jogo até sua conclusão.

valiant_hearts_ficha

Ficha Técnica
Título: Valiant Hearts: The Great War
Data de Lançamento: 24 de junho de 2014
Plataformas: Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, PC, Android, iOS
Desenvolvedora: Ubisoft


Ouça aqui nosso podcast sobre o game!

Ouvir Online

Download (Clicar com o botão direito e escolher a opção “Salvar Link Como”):

Bruno Audi

Bruno Audi

Criador de trocadilhos e piadas ruins. Terceira pessoa mais sem graça do Brasil. Podcaster no Los Chicos, viciado em games e filmes de terror. Pretendo estar vivo até o final de One Piece e Game of Thrones.
Bruno Audi