Análise – Subnautica

Subnautica01

Subnautica é um jogo de exploração e sobrevivência em primeira pessoa. Nele controlamos um tripulante de uma nave que sofreu um acidente e caiu em um planeta desconhecido. Sua missão, além de sobreviver, é buscar por outros sobreviventes e tentar encontrar formas de consertar sua nave. Para não morrer o jogador deve se alimentar, se hidratar e sempre tomar cuidado para seu oxigênio não acabar durante as explorações na água.

O enredo parece simples, mas no decorrer do jogo vai se tornando mais complexo e peças vão se encaixando na resolução de um grande mistério. Em alguns momentos o jogo dá o poder de escolha ao jogador, podendo ajudar outros sobreviventes e até outras espécies, com cada decisão culminando em um resultado diferente na história.

Subnautica04

Os cenários são muito bonitos e detalhados. O fundo do mar é repleto de criaturas diferentes e os ambientes em nenhum momento são repetitivos. O mapa é extenso e profundo, e quanto mais ao fundo do mar o jogador vai, maiores os perigos. Além da exploração submarina, também é possível encontrar cavernas, ilhas e bases alienígenas. Às vezes os cenários são tão incríveis que nos esquecemos de nossa missão e temos vontade apenas de explorar esse belo planeta.

Subnautica conta com inúmeras criaturas, cada uma apresentando comportamentos diferentes. Algumas podem apenas servir de alimento, outras te ajudar diretamente e algumas se alimentar de você. Há diversos momentos de tensão, visto que somos apenas um tripulante frágil no meio de um ambiente desconhecido e hostil. Devido a tudo isso o jogo nunca se torna enfadonho e sempre está a nos surpreender.

Subnautica05

A jogabilidade é simples e o sistema de coleta de itens funciona muito bem. Existem quatro modos de jogo em subnautica: o modo de sobrevivência, onde devemos ir em busca de água e alimentos, um modo mais livre onde não é preciso se alimentar, um modo de criação e o modo mais difícil, que é o de sobrevivência com apenas uma vida. Essa variedade pode agradar a todos, desde aqueles que querem apenas explorar o mundo casualmente por diversão até os jogadores mais hardcore que desejam um bom desafio.

A trilha sonora ajuda muito na imersão. Quando estamos em um momento tranquilo, é gostoso ouvir o som do mar, mas também é perturbador ouvir sons desconhecidos sem saber de onde estão vindo. As músicas mudam quando o jogador está em perigo e funcionam muito bem trazendo tensão ao jogador.

Subnautica02

Subnautica é um jogo lindo, que consegue nos deixar extremamente relaxados em alguns momentos, e perturbados em outros. Com uma enorme quantidade de criaturas e diversidade de ambientes, certamente trará horas de diversão e exploração. Lançado em 23 de janeiro de 2018, está disponível para Xbox One e PC.


O jogo Subnautica foi gentilmente cedido pela Share Play Store para a realização desta análise. Jogamos a versão de PC. Está precisando de cartões pré-pagos? Acesse a Share Play Store no banner abaixo!

Banner Shareplay Store 975x300

Bruno Audi

Bruno Audi

Criador de trocadilhos e piadas ruins. Terceira pessoa mais sem graça do Brasil. Podcaster no Los Chicos, viciado em games e filmes de terror. Pretendo estar vivo até o final de One Piece e Game of Thrones.
Bruno Audi